terça-feira, 21 de novembro de 2017

Presente!

Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria aceso o sentimento de amor á vida dos seres humanos.
A consciência de aprender tudo o que nos foi ensinado pelo tempo afora.
Lembraria os erros que foram cometidos, como sinais para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para vc, se pudesse, o respeito aquilo que é indispensável: além do pão, o trabalho e a ação. E, quando tudo mais faltasse, para vc eu deixaria, se pudesse, um segredo. O de buscar no interior de si mesmo a resposta para encontrar a saida.

Mahatma Gandhi

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

A LEALDADE

Atributo maçônico virtuoso exigido pelo grupo. Da tolerância decorre a lealdade. A origem da palavra é latina, legalis, cuja raiz é lex, ou seja, lei.
Será leal o observador dos preceitos maçônicos.
Os juramentos maçônicos nada mais são que incentivos à lealdade, tanto para com os coirmãos como para si mesmo, para com o Criador, para com a Natureza, para com a Pátria e para com os semelhantes.
É um ponto básico da Maçonaria.
Por se tratar de uma palavra tão preciosa, inúmeras Lojas maçônicas portam esse nome.
A lealdade arrasta muitas outras virtudes, desperta-as e fortalece, como a sinceridade, a fidelidade, o amor, o carinho, a piedade. Enfim, enfeixa um universo de bons propósitos e o homem se torna um ser útil à humanidade, à sociedade e à família.
Entre concidadãos, a lealdade é atributo patriótico.
Entre amigos, a lealdade é um princípio de estabilidade.
Ente Irmãos, é uma obrigação, mais que uma virtude, é um dever, uma vez que a lealdade gera confiança e amor.
O maçom deve ser leal para consigo mesmo e, sobretudo, para com seus Irmãos.

Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino, - 6. Ed. – São Paulo. Madras, 2014, p. 215.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

O Tempo!

O tempo é manancial de sabedoria que flui por entre nossas existências. Nas incertezas do caminho, nos momentos de angústia, nas aflições da jornada, confiemos nele, que tem a medida de todas as coisas e o consolo para todas as lágrimas. Jamais nos permitamos acreditar que não há tempo. Fechemos os olhos, ouçamos sua voz... Lá ele está: o tempo de um abraço, de um sorriso, de um ato de caridade, de uma mudança de vida. O tempo para a família, para os amigos, para nós mesmos, para Deus. Sempre há tempo.

Encontrar o que Nunca foi Perdido

“Sem sair pela porta, conheço os caminhos do céu”, disse um sábio chinês. Mas, pelo desejo, pela busca, pela falta, perplexos, tomados de co...