domingo, 31 de outubro de 2021

As Sementes da Virtude

As sementes das virtudes se encontram em nós. Somos a loja dos dons. O que necessitamos é investir na semeadura. Se desejamos que frutifique o amor, é preciso que nos disponhamos a amar. E o exercício começa quando executamos bem as tarefas que nos constituem dever. Prossegue no trato familiar, com pais, irmãos, cônjuges e se amplia no rol das amizades. Depois, atravessa a cerca dos afetos e passa a agir entre aqueles que simplesmente encontramos na rua, no ônibus, no mercado, no banco. A felicidade frutifica quando, plenos de amor e de fé, vivemos cada dia com intensidade, sem igual, saboreando cada minuto como se fosse o único, o último, o derradeiro. Boa tarde 🌞 e excelente domingo a todos os Ir.'. SFU.'..🌿

sábado, 16 de outubro de 2021

Virtudes e Paixões

Nossos filhos são Espíritos que trazem suas virtudes e suas paixões inferiores de outras existências. Cabe-nos examiná-las para auxiliá-los na consolidação das primeiras e no combate às segundas. Todo momento é propício e não deve ser desperdiçado. As ações são sempre mais fortes do que as palavras. Na condução dos nossos filhos, cabe-nos executar a especial tarefa de agir sempre com dignidade e bom senso, o que equivale a dizer, educar-nos. Com exceção dos filhos extremamente rebeldes, uma boa dose de amor somada à energia, sempre dá bons resultados. É no lar que recebemos os primeiros ensinamentos sobre as virtudes. Na construção do senso moral, dos conceitos de certo e errado são muito importantes os exemplos dados pelos pais. É no doce mundo familiar que se adquire o hábito da virtude que nos guiará as ações quando sairmos mundo afora. Bom dia! 💥

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

O Amor!

O amor verdadeiro tem lentes especiais para ver o outro. Vê, além da aparência física, a essência. E assim, ama o que é real. A aparência física pode se modificar a qualquer tempo. A beleza exterior pode vir a sofrer muitos acidentes e se modificar, repentinamente. Quem valoriza o interior do outro é como um hábil especialista em diamantes que olha a pedra bruta e consegue descobrir o brilho da preciosidade. É como o artista que acaricia o mármore, percebendo a imagem da beleza que ele encerra em sua intimidade. Este amor atravessa os portões desta vida e se eterniza no tempo, tendo capacidade de acompanhar o outro em muitas experiências reencarnatórias. Este é o verdadeiro amor. 

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Família Maçônica

A família é a base da sociedade e o Maçom, mais que qualquer outro, está obrigado a defendê-la e a prestigiá-la. É no lar que se forjam as virtudes morais de um povo. O Maçom tem três deveres fundamentais para com o seu lar: 
a) Subordinar seus interesses pessoais aos de sua família; 
b) conceder à família ampla liberdade religiosa; e,



c) Guardar fidelidade conjugal.

DEVERES DE ORDEM SOCIAL

O Maçom tem de ser, necessariamente, um padrão de dignidade no meio em que vive. Deve ser um exemplo de boa moral e nunca perder a oportunidade de despertar, nos que o cercam, aspirações para uma vida superior. Cumprir com zelo os deveres de sua religião, respeitando, porém, as demais crenças, que todas elas pregam o Bem e exaltam a Virtude. Deve dar seu decidido amparo a todas as obras úteis à coletividade, pois é essa uma das melhores maneiras de amar ao próximo. Formular juízos próprios, mas respeitar as opiniões alheias. Praticar a caridade; fazer o bem, protegendo, especialmente, os seus Irmãos.

sábado, 7 de agosto de 2021

A maior lei da vida: O Amor!

A maior lei da vida é o amor, asseverou Jesus, cabendo-nos, portanto, o seu exercício pleno. Por isso tantas experiências nos acontecem. Por isso o suceder de vidas. Para que aprendamos a amar. Estamos na Terra para exercitar esse sentimento. Porém, cada um de nós tem a opção de escolher os caminhos e as maneiras de realizar esse aprendizado. Escolhemos a estrada, a velocidade dos passos, aqueles que irão nos acompanhar. E, para Deus, não importa como, por onde e com quem caminhamos. Ele entende que todas as opções que fazemos, mesmo as mais equivocadas, ainda assim são lições preciosas para nossa alma. Esse o motivo pelo qual nos permite livres escolhas na vida. O amor, sendo o sentimento por excelência, faz sua morada no eu imortal. É espiritual, por isso mesmo, imperecível. O amor que une almas afins não mede sacrifícios, não se deixa turvar pelos desafios da vida física. Corresponder ao amor que nos é dedicado, é vibrar na mesma faixa de intenções. É sintonizar na mesma onda vibratória. Quando as almas sintonizam, os corações batem uníssonos. Que seu dia seja de muito amor! 

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Saudações Fraternais!

Cada início de dia precisa ser marcado como um fim e um novo começo. Não podemos ser os mesmos. O mundo não é mais o mesmo. O Universo mudou. São novos tempos e nós, como Espíritos imortais, precisamos abraçar a ideia de renovação, sem medo e sem preguiça. Quem fomos até agora? Que aprendemos até hoje? Quais as nossas maiores vitórias? E quais as derrotas? As derrotas nos ensinam a conhecer o que precisamos melhorar. Derrota não é sinal de tempo perdido, nem de fraqueza ou tristeza. Apenas o mau perdedor pensa dessa forma. As vitórias, por sua vez, são o combustível para a continuidade. São a força, o estímulo que nos permite jamais desistir. Que desejamos ser a partir de agora? Que desejamos aprender a partir do ponto em que nos encontramos? O que vamos vencer dessa vez? Lancemos claridade sobre nossa própria vida. Sempre há tempo de mudar, de renascer, de refazer caminhos. Cada existência corporal é um grande ciclo repleto de outros pequenos e importantes ciclos dentro dele. Claridade e renovação – seja esta nossa bandeira de vida! 

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Reflexão: o Avatar!

O tempo é de reflexão. Sendo assim, lembrar de outro Avatar que veio ao planeta trazer conhecimento, isso a mais de 4.000 anos, é pertinente. Falo de Hermes Trismegisto, o Três Vezes Grande, o atlante refugiado no Egito, o ser que virou divino ou a própria divindade que desceu a este plano para ensinar, orientar. Muitas versões. Mas o seu legado está presente ainda hoje. São as 7 leis deixadas escritas no Caibalion. Quem as compreender, consegue levantar o véu que nos cega desde o
momento da descida, e começar a entender como tudo funciona no universo infinito. Aquele das estrelas e o outro que existe dentro de cada um de nós. 

Lei do Mentalismo
"O Todo é Mente; o Universo é Mental."
O universo funciona como um grande pensamento divino. É a mente de um Ser Superior que pensa e tem consciência de tudo. 
Como fazemos parte desse mental, e já foi comprovado que pensamentos são energia, muita atenção para o que se pensa, aquilo que se deseja. 

Lei da Correspondência 
"O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora." Macrocosmo é o mesmo que o Microcosmo. Vida, morte, são a mesma coisa. Apenas o espaço é outro, cada um com sua frequência vibratória. 

Lei da Vibração
"Nada está parado, tudo se move, tudo vibra"
Se o Criador é o responsável pelo movimento, e tudo se move, percebemos que  Deus está dentro de cada partícula do universo, incluindo eu e você. 

Lei da Polaridade 
"Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados"
Precisamos entender que todas as nossas verdades são somente meias verdades. E precisam ser tratadas como tal. 
A milenar cultura chinesa tem o Yin Yang que tem o mesmo conceito. Não é coincidência. 

Lei do Ritmo
"Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação"
Temos a tendência de se desesperar, deprimir quando as coisas não dão certo em algum momento da vida. A fase se mostra difícil, incontornável. Mas ela muda, o ciclo se renova e nova etapa positiva se apresenta. Todos já vivemos e viveremos isso. É a Lei. 

Lei do Gênero
"O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero se manifesta em todos os planos de criação"
Tudo tem um componente masculino e um feminino independente do gênero físico. 
Os princípios de atração e repulsão dependem um do outro. Não existem sós. Nenhum dos dois pólos é capaz de criar sem o outro. Portanto, calma com seu oposto. 

Lei de Causa e Efeito
"Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei"

A Lei mais polêmica e para mim, a mais significativa. Fala-se que nada acontece por acaso, que tudo o que acontece é provocado por uma inteligência superior ou por nós mesmos. Varias são as referências populares feitas a essa Lei. Desde o “quem planta vento, colhe tempestade” ou ainda “não faça para os outros o que não queres que façam para ti”. Esse princípio estabelece que somos responsáveis pelos nossos atos e que receberemos aquilo que emitirmos. Numa época em que a física quântica é ciência e portanto comprovada, essa Lei sai do campo subjetivo e passa a ser evidência, palavra importante para céticos e reativos de qualquer natureza. 
Nessa época de reflexão, de sentimentos positivos aflorados, reflita e perceba que somos únicos e ao mesmo tempo parte de um todo, e obviamente regidos por Leis Superiores. 
Assim como o Avatar de Belém, aproveite o momento e nasça de novo. 
Com Amor no coração, Paz na mente, e o Justo como caminho.

quarta-feira, 28 de julho de 2021

O Cimento Místico

O CIMENTO MÍSTICO

Primeiramente devemos ter sempre em mente, que o Templo que esta para ser construído, não é um Templo material, é o nosso Templo espiritual, o nosso Templo Interior.

Para a construção do nosso Templo Interior, necessitamos de uma argamassa forte, que irá ligar as pedras entre si, e posteriormente utilizando-a como reboco no acabamento.

Utilizamos no início da construção as pedras brutas (nossas asperezas e imperfeições), que serão envolvidas com uma argamassa que chamamos de cimento místico.

Em seguida, vamos levantando as paredes com as pedras polidas (desbastamento das asperezas e imperfeições), interligadas pelo cimento místico, devendo posteriormente haver restaurações periódicas para se manter o edifício em todo o seu esplendor.

Mas, o que é o Cimento Místico?

Ele é constituído das mistura refinada das virtudes (disposições da alma que nos induzem a prática do bem). As virtudes podem ser: Espirituais, Morais, Filosóficas, tais como, Lealdade, Amor, Lei, Liberdade, Igualdade, Fraternidade, Dever, Paciência, Qualidade, Humildade, Sabedoria, Força, Beleza, Fé, Esperança, Caridade, Prudência, Justiça, Fortaleza, Temperança, Ética, Vontade, Sinceridade, Coragem, Perseverança, Confiança, Amizade, Moral, Razão, Reflexão, Trabalho, União, Harmonia, Tolerância, Solidariedade, Pureza, Silêncio, Dignidade, etc.

Existem outras virtudes que também podem fazer parte da mistura do Cimento Místico, que com o passar do tempo vamos acrescentando proporcionalmente para que o Templo Interno possa ficar cada vez mais forte.

Para cada construção há uma mistura de Cimento Místico, com diferentes formulações e proporções, pois, nenhum edifício é igual ao outro.

A Borboleta e o Filósofo

A borboleta e o Filosofo
Hoje vou fazer uma reflexão mais filosófica tomando as palavras do grande filósofo brasileiro Mario Sergio Cortella, este é um trecho do seu artigo intitulado “Ilusionismos”, do livro “Não espere pelo epitáfio- Provocações Filosóficas”.
“Uma das mais antigas indagações humanas diz respeito à concretude e existência efetiva do real; há séculos que reflexões e escritos procuram, tanto no Ocidente quanto no Oriente estabelecer algum parâmetro que permita dizer com certeza que aquilo que vemos, experimentamos, pensamos ou sentimos existe de fato, não sendo apenas pura imaginação delirante ou ficção passageira. É clássica uma pequena história, de muitos e diferentes modos recontada, que diz ter um sábio chinês adormecido e sonhado que era uma borboleta; nesse sonho, a borboleta também dorme e sonha ser um sábio chinês. Quando acordam, quem acorda? Quem acorda o quê? Quem era quem ao despertar? Qual era a realidade e qual era o sonho?”
 
Nesse texto o Mário faz vários questionamentos, mas um questionamento bastante válido e que antecede todos esses que ele colocou seria: “Para que eu preciso saber de um sábio chinês que sonhou que era uma borboleta e ao mesmo tempo de uma borboleta que sonhou que era um sábio chinês? O que isso vai mudar na vida?”. Esse questionamento é maravilhoso! É exatamente aqui que nasce a Filosofia, a partir dos porquês! Todo porque tem a sua lógica e o seu fundamento, então vou tentar responder a esse porque tão profundo. Também quero deixar muito claro que essa reflexão leva a milhares de interpretações e estou fazendo apenas uma. Faça você a sua também! Vale a pena!
Eu analiso esse conto da seguinte forma: de acordo com o ponto de vista de cada um existem diversas interpretações válidas e verdadeiras. É possível que o sábio chinês esteja sonhando que é uma borboleta, pode ser que ele apenas veja uma borboleta dentro do seu sonho, pode ser que a borboleta esteja sonhando que é um sábio chinês e este nunca tenha existido, pode ser que não existam nenhum dos dois, pois há a possibilidade de outra pessoa sonhar que é um sábio chinês, inserir uma borboleta no seu sonho e que a borboleta também sonho dentro do seu sonho, pode ser que não exista simplesmente ninguém, apenas a imaginação de uma pessoa criando personagens, e por aí vai. É impossível eu dizer que uma interpretação é certa e outra é errada, todas estão certas e, ao mesmo tempo, todas não são verdades absolutas, ou seja, são pontos de vista individuais. Isso é interessante não acha?
Dessas palavras o que tiro de imediato é: Nunca se ache dono da verdade! Você não é. A sua verdade é único e exclusivamente sua, o que você disser pode ser concordado ou discordado por qualquer um e você deve respeitar os que pensam diferente, isso é liberdade, isso é livre-arbítrio. Esse próprio texto! Não estou impondo nada! Não espero que você acredite em uma só palavra que estou colocando, deixo tudo apenas como uma opinião e cabe a você concordar ou discordar! Faça sua escolha.
A outra interpretação que faço desse conto é sobre a ciência. Se você for um estudante ou um pesquisador da área da ciência deve ter boas referências, artigos, ideias, trabalhos, experimentos etc, que sejam CONCRETOS. Uma história como essa é muito abstrata e leva a diversas interpretações. Quem está na área das ciências não pode dar margem a várias interpretações, uma pessoa deve ler e entender exatamente o que foi escrito, a interpretação de alguém que mora no Brasil é a mesma de alguém que mora nos Estados Unidos, ou na África do Sul, ou na Antártida ou no Japão, não interessa. Todos devem ler e chegar as mesmas conclusões. Eu estou falando indiretamente sobre o que é chamado de método científico, no qual você escreve todo o texto seguindo uma norma padrão, relatando todas as referências utilizadas e explicando com detalhes tudo aquilo que for novo ou reinterpretado. Quem for estudante universitário vai entender muito bem o que estou colocando aqui.
Enfim! Há muito mais a ser interpretado desse conto tão rico! Deixo agora com você! E claro que não poderia concluir esse texto sem colocar a música do mestre Raul Seixas, “O conto do sábio chinês”.

terça-feira, 27 de julho de 2021

O Amor!

Não sou branco, negro, amarelo ou vermelho.
Sou um cidadão do universo, no momento, estagiando como Ser humano na escola terrestre.

Não sou homem ou mulher, nem alto ou baixo.
Sou uma consciência oriunda do plano extrafísico, uma centelha vital do Todo que está em tudo!

Tenho a cor da Luz, pois vim das estrelas.
Sei que o meu tempo aqui na Terra é valioso para minha evolução.

Não há religião acima da verdade.
O Divino pode se manifestar em miríades de formas diferentes.

Só se escuta a música das esferas com o coração.
Nada pode me separar do “Amor Maior Que Governa a Existência”.

Espiritualidade não é um lugar, grupo ou doutrina.
É um estado de Consciência do Ser.

Ninguém compra Discernimento ou Amor.
Não há progresso consciencial verdadeiro se não houver esforço na jornada de cada um.

O dia em que nasci não foi feriado na Terra.
E no dia em que eu partir, também não será!

Tudo que penso e sinto se reflete em minha aura.
Minhas energias me revelam por inteiro. Logo, preciso crescer muito, para melhorar a Luz em mim.

Não vim de férias para o mundo, mas para aprender, trabalhar e vencer a mim mesmo nas lides da vida.

Não sou o centro do universo e sem a Luz não sou nada!
Sem Amor, o meu coração fica seco...
Sem espiritualidade, meu viver perde o sentido.

Os guias espirituais não são minhas babás extrafísicas.
Eles são meus amigos de fé e trabalho...

Ninguém sabe tudo e conhecimento não é sabedoria.
Todos somos professores e alunos uns dos outros.

Não nasço nem morro, só entro e saio dos corpos perecíveis ao longo da evolução.
Não posso ser enterrado ou cremado, pois sou um espírito.

Viver não é só comer, beber, dormir, copular e morrer sem sentido algum.
Viver é muito mais: é pensar, sentir e viajar de estrela em estrela, sempre aprendendo.

De nada vale a uma pessoa ganhar o mundo se ela perder sua alma.
O mal que me faz mal, não é o mal que me fazem, mas o que acalento em meu coração.

Sou mestre de nada e discípulo de coisa alguma.
Somos todos um!

Sem Amor ninguém segue.
Meu mantra se resume em só uma palavra: Gratidão!🌹

Texto de Wagner Borges

Reflexão

Você já se encantou alguma vez com coisas simples? Com a água que cai, límpida e transparente, tocando sua pele com carinho, deixando-a aveludada e perfumada... Com a planta de mil folhas, onde se escondem os vasos condutores da seiva, nos traços mais perfeitos... Com o mar, na sua imensidão, suas tonalidades esverdeadas e a luz beijando a superfície no vai e vem... Com o inseto minúsculo, camuflando o seu minissistema de vida, com asas desenhadas pelo Pintor perfeito... Com o sol longínquo, a abraçar seu corpo ofertando poderosa energia em toda a extensão... Com a inocência da criança, que acredita que o mundo já é perfeito, distribuindo o sorriso sincero e a confiança permanente... Com a fidelidade dos animais domésticos... Com a diversidade de raças, rostos e cores que dão vida ao planeta... Com as cores do arco-íris que se confundem e ao mesmo tempo são distintas... Com a risada sincera e desembaraçada que limpa a alma e o coração... Com a alegria que brota dos corações, entre amigos sinceros... Com a inteligência dos homens, que a cada segundo é superada por novas e úteis descobertas... Com o poder do pensamento, que transforma tudo em realidade... Enfim, precisamos nos encantar com coisas simples, mas tão preciosas... Reflitamos sobre isso e tenhamos uma boa noite!

A Solidão

 A solidão patológica, que se instala como gigante da alma, tem a ver com a distância entre o ser e sua essência. Tem a ver com o vazio que ainda reina absoluto em nós. Há um imenso espaço a preencher dentro de nós, um espaço que apenas agora estamos descobrindo. Um universo onde ainda reina o silêncio – um silêncio incômodo, que tentamos preencher com os barulhos do mundo. Por isso falamos tanto e ouvimos tão pouco. Por isso buscamos tanto entretenimento e tão pouca cultura. Por isso apreciamos locais e músicas ruidosos. Tudo isso nos afasta do silêncio. O silêncio nos assusta. O silêncio nos força a ouvir os ecos da alma, nos força a olhar para dentro, a nos encontrarmos. Mas é justamente aí que está o caminho para tratar a solidão. Temos que buscar nossa essência através de dois grandes movimentos: amando a nós mesmos e amando ao próximo.

Encontrar o que Nunca foi Perdido

“Sem sair pela porta, conheço os caminhos do céu”, disse um sábio chinês. Mas, pelo desejo, pela busca, pela falta, perplexos, tomados de co...